top of page
Foto do escritorinstitutopersone

A armadilha dos estereótipos

No livro Man Meets Woman (editora Taschen) o artista chinês Yang Liu faz uma crítica aos estereótipos de gênero, utilizando imagens divertidas sobre a cultura dupla que temos em julgar as atitudes ou comportamentos de uma pessoa. O livro explora as diferenças culturais existente entre os sexos, e apresenta imagens para evidenciar as desigualdades de gênero e os estereótipos culturais que criam papéis específicos para homens e mulheres. Ambos os sexos se enxergam de forma diferente, e também são assim vistos socialmente.

Mas o que são estereótipos? São crenças socialmente compartilhadas que generalizam de forma negativa ou positiva as características das pessoas, como se todos fossem iguais. Os estereótipos desconsideram a individualidade. O potencial de cada um pode ser comprometido se for influenciado por eles e pela pressão que geram. Alguns exemplos: Mulher dirige pior que homem. As mulheres conseguem fazer mais coisas ao mesmo tempo que os homens. Homens não choram. Homens são racionais. Você se considera vítima destes estereótipos? E você, tem as suas próprias crenças sobre as pessoas? Cuidado, isso pode ser uma armadilha.

É importante que cada um busque descobrir quais são os próprios estereótipos, e de que forma podemos ajudar as pessoas com quem convivemos a descobrir os seus. A partir disso, podemos buscar ajuda para nos libertar destas crenças que podem estar limitando o nosso potencial. Ao contrário do que pensamos, a ignorância não é uma benção. Buscar o conhecimento e a consciência sobre as situações de nossa vida e sobre quem somos nos permite fazer escolhas mais sensatas e produtivas. Descobrir o que limita as nossas ações e tomar decisões de acordo com a nossa natureza é base para nosso bem estar e felicidade. Cada um constrói e trilha o seu próprio caminho. Somos seres humanos, indivíduos únicos e especiais. Não deixe que ninguém defina o que você deve ser, ter ou fazer, ao não ser você mesmo.

Um processo que ajuda profundamente a lidarmos com estereótipos e a encontrarmos nossas crenças limitantes é o coaching. Através do uso de técnicas cientificamente comprovadas, vamos descobrir, com a ajuda do coach, quais são os pensamentos e palavras que possam estar inibindo o nosso potencial de ação. São as programações mentais que recebemos ao longo de nossa vida, e que vão se tornando verdades para nós, o que não significa que sejam verdades. Transformá-las em algo positivo nos ajudará a crescer como seres humanos, nos permitindo sair da zona de conforto ou da insegurança, e iniciar uma caminhada de descobertas, superações e realizações.

Mais sobre a obra de Liu em https://www.taschen.com/.


Publicado em 31/01/2019 por mirelaverdicoach



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page