top of page
Foto do escritorinstitutopersone

Os frutos do autodesenvolvimento

Sempre que buscamos conhecimento sobre o assunto qualidade no atendimento ao cliente, encontramos uma vasta gama de material falando sobre o assunto. São inúmeros artigos, livros e vídeos, que, de uma forma ou outra, nos remetem a dicas ou regras de ouro, óbvias, porém importantes e imprescindíveis, necessárias no trato com o cliente, responsável direto pela permanência ou extinção de qualquer negócio.

A partir das preocupações dos empreendedores em efetuar melhorias que transpareçam ao cliente, já se foi o tempo em que somente qualidade do produto ou serviço bastava. Hoje o cliente quer ser bem atendido, ouvido, compreendido. Então, onde tudo começa?

Tive a oportunidade de treinar diversas turmas de profissionais do comércio e serviços de uma pequena cidade no interior do nordeste do Brasil. Pequena sim, porém, com enorme potencial de crescimento e desenvolvimento, e que nos últimos vinte anos tem atraído investidores e empreendedores de diversas partes do Brasil. E é nesse ritmo que a cidade pede por capacitação, seja de funcionários ou gestores, proprietários ou líderes. Mais do que nunca, esta realidade convida a se pensar em estratégias para manter a vantagem competitiva e a empregabilidade.

A busca por autoconhecimento, o planejamento de ações em prol do autodesenvolvimento, a aquisição de habilidades técnicas e de relacionamento interpessoal, a motivação e a ação são algumas das principais características do profissional ideal, que certamente tem maiores chances de fidelizar e encantar a clientela.

Como diz Daniel Godri, empresário, administrador, escritor e palestrante, não basta ser papagaio, repetindo sempre as mesmas coisas e nada fazendo. Nem urubu, que só vê o lado ruim da história, se preocupando com as crises, por exemplo, e assim justificando sua inércia ou desmotivação. Sejamos águias, com visão ampliada, prontos para a mudança, dispostos a dolorosamente perder as nossas garras para que novas renasçam, preparados para enfrentar os rochedos durante nossos primeiros voos, porém certos de que nossas asas estarão ali para serem usadas e nos levar mais alto.

O profissional que percebe ser o líder de sua vida, não espera que lhe digam o que deve fazer. Ele vai lá, observa, planeja, se prepara e faz. Ele também erra, conserta, aprende e refaz. Flexibilidade, resiliência, empatia. Busque tudo isso e não deixe as oportunidades passarem. Perceba os ganhos, minimize as perdas, se destaque através da força de vontade e do trabalho eficaz, e voe.

O bom profissional se qualifica, planeja e constrói a sua carreira, passo a passo, vislumbrando e realizando o melhor. E assim será, porque feliz daquele que acredita nos seus sonhos. É aí que eles acontecem, nesta confiança em si e no semear, que é a ação. A colheita é consequência natural. Sucesso!


Publicado em 25 de janeiro de 2019 por mirelaverdicoach

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page